Coleção Mistério – Os melhores policiais de todos os tempos

colecao-misterio-capa

Quem conhece a coleção Mistério? Lançada pela editora Edibolso do Grupo Abril em 1981 há trinta e cinco anos atrás, eu não era nascida nessa época, mas tive a sorte de conhecer algumas obras lançadas nessa magnífica coleção. Eu lembro que eu tinha entre 10 ou 12 anos mais ou menos quando os encontrei em uma caixa no armário junto com outras antiguidades.

Caro leitor

Estamos felizes e orgulhosos em apresentar a você MISTÉRIO, o mais novo lançamento do Grupo Abril. Felizes porque conseguimos, enfim, realizar um antigo sonho que compartilhávamos com muitos leitores: reunir, numa coleção ágil e moderna, os melhores e mais prestigiados autores da literatura policial em todo o mundo. Orgulhosos porque cada volume de MISTÉRIO será posto à venda por um preço de capa acessível a todos e bem mais econômico em relação ao de qualquer outra publicação. MISTÉRIO, uma coleção com a qualidade das publicações ABRIL, apresentará a cada quatorze dias, terça sim, terça não, dois novos títulos, sempre reproduzidos integralmente, sem cortes, para você viver momentos de aventuras repletas de emoção, suspense, enigmas, intrigas e ação. Os melhores policiais de todos os tempos estarão em MISTÉRIO e vão garantir a você certamente uma boa leitura.

Conheci alguns dos melhores policiais de todos os tempos, vamos relembrar alguns!

Hercule Poirot

Fotor_147094257081019

Clique na imagem para ampliar.

Através desse livro eu conheci o mais famoso policial de Agatha Christie, sujeito extravagante que sempre se gaba por saber usar as células cinzentas, sempre elegante e impecável. No livro de nº4 da coleção, O assassinato de Roger Ackroyd, é um suspense muito atraente, o milionário Ackroyd é morto e todos que estavam na mansão na noite do crime são suspeitos e cabe a Poirot descobrir quem é o culpado. A narração da história fica por conta de James Sheppard, médico e amigo da vítima que ajudará Poirot nesse mistério.

Adoro histórias desse tipo, com vários suspeitos e você tenta a todo custo captar pistas para tentar descobrir quem é o criminoso. Confesso que todas as minhas suspeitas de quando li o livro, estavam erradas, só descobri o culpado no último capítulo e foi surpreendente.

George Gideon

Fotor_14709426812573

Clique na imagem para ampliar.

Criado por J.J. Marric, Gideon é o detetive superintendente do departamento de investigações criminais da Scotland Yard. No livro de nº17 da coleção, O dia de Gideon, nos mostra o dia conturbado desse policial. Começa com a suspeita de que seu subordinado o detetive Eric Foster, aceita suborno e com a morte de Eric em circunstâncias estranhas, as pistas sobre o caso levam até Chang, proprietário de um clube noturno num dos bairros mais violentos de Londres.

História cheia de ação, reviravoltas e muitos criminosos fazem parte nesse dia de Gideon. Além da investigação principal sobre Eric, muitos outros crimes vão acontecer e Gideon e sua equipe devem estar preparados para esse dia agitado.

Matt Scudder

Fotor_147094270421086

Clique na imagem para ampliar.

No livro de Lawrence Block, conhecemos um ex-policial, amargo, honesto e com um profundo senso de justiça, esse é Matt Scudder protagonista de Tempo de Morte e de Fantasia, livro de nº26 da coleção. Após a morte do chantagista Talismã, Scudder a pedido do morto, anteriormente, recebe a tarefa de descobrir quem foi seu assassino que possivelmente será uma das três pessoas chantageadas por Talismã: um magnata possuído por terríveis sentimentos de culpa; um político cujas perversões ameaçavam sua vida pública, e uma ex-rainha da pornografia agora casada com um homem das mais altas esferas sociais. Para solucionar o mistério, Scudder terá que se passar por chantagista, se deixar subornar e esperar pelas consequências.

Trama instigante e você se pergunta qual dos chantageados seria o mais frio a ponto de eliminar o seu chantagista? Brilhante mistério de Lawrence Block me prendeu do começo ao fim, qual seria sua aposta?

Patrick Dawlish

Fotor_147094272522190

Clique na imagem para ampliar.

Escrito por Gordon Ashe, …Tarde Demais, livro de nº27 da coleção, nos apresenta a Dawlish ex-detetive que mudou-se para o campo onde se dedica a plantação de frutas. Com o crescente roubos de joias e a possibilidade de existir uma poderosa organização dando cobertura aos criminosos, Willian Trivetti da Scotland Yard, pede ao seu antigo companheiro Dawlish para ajudar nas investigações as escondidas. Ele suspeita de um homem que vive próximo a propriedade de Dawlish, mas ao iniciar as investigações um cadáver aparece pendurado em sua janela, avisando-o que ele não está mais incógnito na investigação e que sua vida corre perigo. Suspense, personagens de condutas duvidosas, ameaças são componentes para você querer desvendar esse enigma.

Apesar de não ter a coleção Mistério completa o pouco que conheci foi fascinante, teve um papel importante em minha vida e me fez conhecer autores maravilhosos.

 

E você tem algum livro ou já leu algum dessa coleção? Compartilhe comigo, deixe seu comentário abaixo. Boa Quinta!

Simone Rocateli

Estudante de Letras, 29 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

2 COmentários neste post

  1. Lucas Santana disse:

    Infelizmente nunca cheguei a ler nada dessa coleção. Realmente parece muito interessante e vou ver se pego alguns emprestados para ler hahaha.

    Essa coleção me lembrou também da coleção Vagalume, não são exatamente sobre mistérios como essa, mas bem legais também! Fica a dica. Ótimo post, continue assim =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.