Menu
Livros

Como It – A Coisa se conecta com todas as outras histórias de Stephen King?

Se você for um leitor bem atento aos detalhes, ao ler qualquer obra de Stephen King em algum momento você provavelmente encontrará uma passagem secreta para outra história.

O clássico It – A coisa de 1986 é uma conexão perfeita – não apenas referência nos livros aterradores que vieram antes, mas também personagens e lugares aparecem diversas vezes em histórias posteriores.

O Entertainment Weekly escolheu algumas conexões de It – A Coisa com outras obras do King. Como o próprio mestre já disse: “Todos os livros se relacionam com outros”.

Mas como isso acontece?

Aconchegue-se e veja se você já se deparou com alguma das passagens secretas!

O Iluminado (1976) | The Shining

o-iluminado

Stephen King – O Iluminado

Dick Hallorann, o cozinheiro do Overlook Hotel, aparece como jovem soldado em uma cena de flashback em It – A Coisa, em que os residentes racistas de Derry queimam um clube de dança cheio de militares negros durante a Proibição. Hallorann salva a vida de um homem que se tornará o pai de Mike Hanlon, uma das principais crianças em It – A Coisa. Na época, ninguém entendeu como Hallorann sabia o caminho certo para escapar, é quase como se ele tivesse uma segunda vista em meio à fumaça e às chamas…

A Dança da Morte (1977) | The Stand

danca-da-morte

Stephen King – A Dança da Morte

O personagem adulto de Ben Hanscom, outra das crianças que lutaram contra Pennywise, vive em Hemingford Home, em Nebraska, onde Mãe Abagail atraiu os sobreviventes bons para segui-la. Essa cidade é descrita no romance como apenas no caminho da “pequena cidade deserta de Gatlin“, que também foi o cenário de outro conto de King As Crianças do Milharal (Children of the Corn).

A Zona Morta (1979) | The Dead Zone

zona-morta

Stephen King – A Zona Morta

Quando Beverly Marsh menciona uma série de crimes há muito tempo quando “aquele policial louco matou todas aquelas mulheres em Castle Rock“, ela está se referindo ao assassino em série Frank Dodd, um antagonista do romance de King sobre o psíquico emocionalmente atormentado, Johnny Smith.

Quatro Estações (1982) | Different Seasons

Rita Hayworth e a redenção de Shawshank

quatro-estacoes

Stephen King – Quatro Estações

Há inúmeras referências em It – A Coisa sobre pessoas que estão sendo enviadas para a prisão ficcional de Shawshank no estado de Maine. Refere-se a um conto do livro Quatro Estações do King, onde uma vez um preso chamado Andy Dufresne fez uma fuga ousada e improvável.

Christine (1983)

christine

Stephen King – Christine

Quando o valentão, Henry Bowers de It – A Coisa, escapa de um asilo mental perto do final do livro, a antiga entidade maligna assume a forma de um familiar Plymouth Fury 1958 de cor vermelho cereja para acompanha-lo de volta a Derry – com um dos seus antigos ex-amigos morto atrás do volante.

it

Stephen King – It A Coisa

Essas foram as referências conectadas aos romances anteriores de King em relação a It – A Coisa, mas seus livros posteriores também voltaram para os eventos que ocorreram nesta história de 1986

Os Estranhos (1987) | The Tommyknockers

estranhos

Stephen King – Os Estranhos

Neste livro, um personagem chamado Tommy Jacklin é um dos inúmeros habitantes da pequena aldeia sonolenta de Haven que é possuída por uma inteligência alienígena que está transformando seu corpo. Ao fazer uma corrida de abastecimento através de Derry, ele acha que vê “um palhaço com olhos de prata brilhantes” observando-o de um bueiro de esgoto aberto. Ele acredita que seja apenas uma alucinação.

O Apanhador de Sonhos (2001) | Dreamcatcher

apanhador-de-sonhos

Stephen King – O Apanhador de Sonhos

Em outro romance de possessão alienígena de King, um desvio na estrada para Derry leva um personagem chamado Mr. Gray para os restos do armazenamento de água da cidade Standpipe. A torre de água foi demolida, mas em seu lugar existe uma placa em memória para algumas das vítimas da cidade. No memorial há um rabisco com tinta-spray, que diz “Pennywise vive”.

A Torre Negra (2004) | The Dark Tower

a-torre-negra

Stephen King – A Torre Negra Vol 7

Muitos leitores pensam que o personagem Dandelo, do sétimo livro da série, é o mesmo tipo de criatura que é Pennywise, uma vez que ele também se alimenta de emoção – neste caso, diversão. (Dandelo pode fazer você rir até a morte.) O próprio King desmentiu isso: “Eu diria que eles provavelmente estavam relacionados apenas porque ambos vieram da minha cabeça. Mas não era uma coisa consciente dizer que um era como o outro“. Humm será?

Novembro de 63 (2011) | 11/22/63

novembro-63

Stephen King – Novembro de 63

Parte do suspense Novembro de 63 de Stephen King, está situado em Derry. O protagonista, George Amberson, encontra duas das crianças que enfrentaram Pennywise, Beverly Marsh e Richie Tozier, no final de 1958 enquanto eles brincavam na área arborizada conhecida como Barrens. Enquanto Amberson pergunta sobre um crime violento particular na cidade, ele ouve a menina dizer ao amigo: “Isso não era o palhaço”. Mas Amberson, é claro, não tem ideia do que isso significa.

Mr. Mercedes (2014)

mr-mercedes

Stephen King – Mr. Mercedes

Nesta história o assassino em série usa uma máscara de palhaço para esconder sua identidade enquanto ele mata várias pessoas atropeladas que estavam em uma feira de empregos. “Assustador como o inferno. Você já viu esse filme de TV sobre o palhaço do esgoto?” Alguém pergunta ao detetive Bill Hodges. Sempre que King faz referência a um dos seus personagens como ficcional, ele geralmente o faz citando a adaptação de TV ou filme. Quando Hodges finalmente assiste ao filme de TV, ele concorda: a máscara do assassino e o Pennywise de Tim Curry são muito parecidos.

Sabe de alguma outra referência de It – A Coisa em alguma outra obra do King?

Comente abaixo e vamos nos divertir com esses mundos conectados!

Acompanhe também o Simone Escreve nas redes sociais, Facebook e Twitter, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Beijos

22 Comentários

  • Lucas Santana
    20 de setembro de 2017 às 00:29

    Quero chegar logo no último livro da Torre Negra pra ver esse Dandelo!

    Responder
    • Simone Rocateli
      20 de setembro de 2017 às 00:48

      Cuidado para não morrer de rir

      Responder
  • Graciane
    20 de setembro de 2017 às 01:21

    Muito legal essa conexão entre os livros, eu não li mas estou doida para ver o filme, parece ser ótimo!

    Responder
  • Ana Carolina Domingues
    20 de setembro de 2017 às 17:42

    Nunca li uma obra de Stephen King e faz tempo que estou interessada em ler, assim que tiver oportunidade vou ler cada obra com muita atenção

    Responder
    • Ana Pavin
      15 de setembro de 2020 às 18:29

      Espero que tenhas *começado*, pois ler todas é bastante difícil pelo grande número de livros editados por esse King do terror. Boa sorte!

      Responder
  • Ingrid Raggio
    21 de setembro de 2017 às 14:44

    Gente! Que babado!! Eu não sabia das obras do Stephen King , mas fiquei com uma curiosidade para saber mais.. Ainda mais que gosto de filme de terror rs

    Responder
  • Thais Brandão
    22 de setembro de 2017 às 11:29

    Morta com tanta ligação esse filme tem. Eu particularmente amo filmes que tem personagens/mensagens subliminares, isso faz com que prestemos atenção aos mínimos detalhes.

    Responder
  • Erica Oliveira
    22 de setembro de 2017 às 12:44

    Confesso que nunca li as obras dele pq não faz muito meu estilo, mas, achei mega interessante esse tipo de conexão que ele faz. Imagino que para nós pobres mortais seja mega dificil escrever dessa maneira e fazer várias conexões com outras histórias rs Fico a pensar o quão inteligente o cara é para conseguir esse feito.

    Responder
  • andy
    22 de setembro de 2017 às 15:12

    Stephen King é mesmo incrível. Estou louca pra ler It e ver o filme também, espero realizar essa leitura em breve. Gostei muito do post, não tinha visto nada parecido até então, muita curiosidade bacana.
    Beijos

    Responder
  • Carolina Rabêlo
    22 de setembro de 2017 às 16:40

    Primeiramente: tenho medo desse palhaço do mal! ahahaha
    Eu gosto de quando várias histórias se conectam, é uma boa tática para manter o público fiel. Se foi a intenção do escritor ou não, não saberemos. Mas que valoriza, isso valoriza! Beijos :*

    Responder
  • RAPHAEL GOMES SILVA
    1 de dezembro de 2017 às 03:28

    Recentemente terminei a saga de Roland e seu tet e, entre o sexto e o sétimo da Torre, eu li A Coisa. Então há duas referências no sétimo livro da torre ao livro It que eu gostaria de mencionar aqui 😀
    1- Qdo o Pere Callahan deixa cair a escultura da tartaruga no Dixie Pig o autor faz analogia ao barco de papel do George indo bueiro abaixo: “como um certo barco de papel que algum de vocês talvez se lembrem”
    2- Na última parada de Roland antes do encontro à Torre Negra, em Odds Lane, há um robô que é gago, chamado por Dandelo de Gago Bill (referência direta ao personagem Bill gago de A Coisa).

    Responder
    • Simone Rocateli
      1 de dezembro de 2017 às 12:54

      Oi Raphael! Muito obrigada por compartilhar aqui no blog essas informações!!
      Genial né! Não é a toa que o King é mestre no que faz. Eu ainda não li a saga A Torre Negra, espero conseguir começar logo, é tanta coisa pra ler rsrs. E agora fiquei com mais vontade de ler 😀

      Responder
  • Heloisa Lofrano
    25 de janeiro de 2018 às 00:09

    Como eu amo as obras de King! A primeira que conheci foi “O iluminado” e uma das que mais gosto é Rose Red ❣️

    Responder
  • Renata
    26 de janeiro de 2018 às 15:31

    Um clássico e uma inteligência sem tamanho para escrever sobre suspense e terror.Eu não li os livros mas tenho muito interesse em me aprofundar além dos livros.Beijos

    Responder
  • Tatsuo
    30 de março de 2018 às 20:24

    No livro “Ecuridão Total Sem Estrelas” existem muitas referências a Derry e inclusive um dos seus quatro contos se passa nessa cidade, recomendo a leitura, os seus contos são ótimos (até porque foram feitos pelo Stephen King).

    Responder
    • Simone Rocateli
      31 de março de 2018 às 21:57

      Olá Tatsuo!
      Eu não sabia dessas referências no livro Escuridão Total Sem Estrelas, eu ainda não li, mas está na fila de leituras desse ano.
      Obrigada por compartilhar! Agora fiquei com mais vontade de ler rsrs

      Responder
  • […] versar sobre histórias policiais. Nessa obra temos um pouco dos dois. É defendido que existe um universo expandido conectando vários livros do mestre, algo que ainda preciso conferir lendo-o mais, mas posso […]

    Responder
  • Gustavo Silva Gaspar
    12 de janeiro de 2019 às 16:17

    Bom, o post é antigo, então esse livro ainda não havia saído. Acabei de ler Outsider e vim procurar sobre informações sobre ter relação com IT. Encontrei sua postagem após receber a informação de um amigo sobre essa referência em O Apanhador de Sonhos, um dos livros do King que ainda não li.

    SPOILERS

    Acho que a criatura em Outsider tem uma ligação direta com o Pennywise. Ela faz a mesma coisa, porém do seu jeito. Talvez seja uma forma mais fraca ou menos experiente, mas ainda assim se alimenta de forma igual e muda de forma.

    FIM

    Bom… de qualquer forma o King deve negar novamente, hehehe!

    Responder
    • Simone Rocateli
      19 de fevereiro de 2020 às 01:00

      Oie Gustavo! Outsider eu ainda não li e também não estou acompanhando a série. (Tem a série na HBO, já viu?)
      Mas obrigada por compartilhar que essa história também tem relação com IT. Adoro essas ligações que o senhor King, faz
      com suas obras 😀
      Quanto a negar, senhor King é mestre brincalhão hauhuah!

      Responder
  • Daniel Gomes
    20 de abril de 2019 às 22:00

    Gosto muito da obra de King,é o mestre do Terror sem dúvida,Já li It-a coisa e Joyland ,estou lendo Carrie,a estranha,a linguagem informal e cativante! It é incrível, e o melhor sem dúvida, As conexões são demais!Espero ler toda a obra de King que é magnifica!

    Responder
    • Simone Rocateli
      19 de fevereiro de 2020 às 00:52

      Oie Daniel! Cara eu sou suspeita em falar porque King é meu autor favorito, mas não é a toa que ele é conhecido como mestre do terror, não é?
      Que legal que você está lendo outras obras do King. Carrie é cativante mesmo. Abraços e continue a ler mais histórias do King!

      Responder
  • JOSE ROBERTO DE AQUINO
    7 de agosto de 2020 às 22:50

    Realmente muito interessante! A torre negra teve mais um livro, outro livro que se passa no mesmo universo da torre negra e o talismã e sua sequencia casa negra, muito bons! Ja li varios livros dele e fico com mais vontade de ler outros, cada um fantastico, teve ate um que e o livro inteiro sobre uma garotinha perdida na floresta, ate pensei que não seria tão interessante, e mais uma vez fiquei maravilhado com a genialidade do stephen King, teve um final imprevisivel e fantastico!

    Responder

Deixe um comentário