Westworld antes de Westworld

O que dizer dessa série que mal teve sua primeira temporada e já criou incontáveis teorias e conspirações? Westworld nos mostrou que tem potencial para estar entre as melhores séries desses últimos anos, me refiro principalmente ao enredo cheio de detalhes e ao envolvimento que isso causa no espectador.
O parque temático, que dá nome à série, é um lugar todo ambientado de “velho oeste” americano, onde as pessoas pagam para passar alguns dias interpretando alguém daquela época e interagindo com os atores desse parque. O detalhe é que os atores são robôs e que seguem um script de comportamento, podendo interagir com as pessoas livremente.

Parque temático? Pagar para interagir? Alguém lembra de Jurassic Park?

Pois saibam que Westworld não é uma ideia tão inédita assim, Michael Crichton foi quem escreveu a ideia original de Westworld por volta dos anos 70 e que mais tarde ele a reescreveria alterando os robôs humanos por dinossauros. Isso mesmo, foi Michael Crichton quem escreveu também Jurassic Park, quem diria heim.
O próprio escritor havia imaginado essa história para ser passada nas telonas, e ainda no início dos anos 70, foi lançado o longa Westworld, onde dois amigos vão passar alguns dias no parque chamado Delos. 

westworld-1973

Westworld 1973

Pagando mil dólares por dia, eles podem interpretar cowboys e fazer tudo que imaginam naquele cenário, como flertar com mulheres, brigas em salões e até mesmo participar de tiroteios.

Em determinado momento eles se deparam com o robô conhecido como Pistoleiro (Yul Brynner) e logo os robôs do parque começam a matar todo mundo.

westworld-1973

Westworld 1973

 

Futureworld

Devido ao sucesso de seu antecessor, em 1976, Westworld ganhou uma continuação. Desta vez sem a presença de Crichton, apenas o ator Yull Brynner fez uma participação especial.

futureworld-1976

Futureworld 1976

Dessa vez dois repórteres investigam a empresa Delos, por causa do desastre apresentado no primeiro filme. A empresa se recuperou do ocorrido e reabriu o parque, agora chamando-o de Futureworld. Os repórteres descobrem que a empresa Delos faz parte de uma conspiração contra o governo e pretende criar clones dos principais líderes internacionais e substituí-los, assim tomando a liderança do planeta.

futureworld1976

Futureworld 1976

A continuação não obteve o mesmo sucesso do primeiro filme, muito devido a personagens rasos e sem carisma, o que também resulta numa história rasa.

Beyond Westworld

Essa foi uma série cujo apenas três episódios foram ao ar nos anos 80. Beyond Westworld segue a mesma premissa de Futureworld, onde um segurança da Delos tenta impedir que a empresa domine o mundo com seus robôs.

beyond-westworld-1980

Beyond Westworld 1980

Devido a baixa audiência a série teve cinco episódios produzidos, mas nem todos foram ao ar.

Ainda bem que Jonathan Nolan e Lisa Joy foram beber da fonte de Michael Crichton e nos trouxeram essa ótima série, não é mesmo?
Já conheciam as origens de Westworld? Conta aí nos comentários.

Referência: Vulture

Beijos!

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.