Resenha: O Menino de Vestido – David Walliams

Em 2015 eu comprei essa obra encantadora do David Walliams, devo confessar que não sou fã de literatura infantojuvenil e esse foi o primeiro livro que li do autor, o qual também não conhecia, mas quando me deparei com esse livro na estante das Lojas Americanas, ele me chamou muito a atenção. Além da capa colorida e ilustrada, o título também despertou meu interesse, por quais caminhos essa história iria me levar? E o resultado foi melhor que o esperado, prepare-se para uma trama envolvente, engraçada e bem escrita.

Lançado em 2014 pela Intrínseca, escrito por David Walliams e ilustrações de Quentin Blake, conhecemos o menino Dennis, garoto comum de 12 anos, vive com o pai e o irmão mais velho, porém sua vida não é tão agradável. Eles foram abandonados pela mãe quando Dennis tinha 9 anos e a vida em família ficou melancólica, ele não se entende muito com o irmão e o pai se tornou um homem amargo e depressivo, desde então, seu pai proíbe que se fale sobre a mãe, assim como ter fotografias dela, e na casa existe uma regra que proíbe abraços.

100_2030

Existem duas coisas que o faz feliz, uma delas é o futebol, Dennis é o melhor artilheiro no time da escola, a outra é olhar vestidos bonitos, sua revista preferida é a Vogue. Ele também adora assistir ao programa da Trisha (um talk show britânico focado em relacionamentos, problemas familiares, etc.).

Um dia ao pegar detenção, ele fica na mesma sala com Lisa, a garota mais linda e descolada do colégio, que sonha em ser estilista, 2 anos mais velha que ele e por quem sempre teve uma queda. Ao final do castigo, ela o convida para ir a sua casa, Lisa percebe o interesse dele sobre moda, mostra seus desenhos para ele e suas revistas. Nasce então, o começo de uma amizade.

Até que um dia, Lisa convence Dennis a usar um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna do intercambio, a partir daí, muitas confusões vão acontecer.

O livro é curto, assim como os capítulos, as ilustrações apesar de não serem coloridas, em contraste com a capa, agregam muito a história. A leitura fluiu facilmente e não foi cansativa.

fotorcreated2

Minhas impressões

Encantadora essa história. Conhecer os dramas que cercam esse personagem, seus medos, angústias, a falta da mãe e a falta de afeto, me comoveu sem dúvidas. Mas, O menino de vestido, não é uma história triste, apesar desses problemas ela é bem leve e humorada.

Quando Dennis usa o vestido pela primeira vez, um novo mundo de possibilidades surge em seu caminho, o que ele mais quer é ser ele mesmo, sem julgamentos.

O livro aborda brilhantemente, a questão de gênero, por que existir “coisas de meninas” e coisas de meninos”? As falas dos personagens referem-se muito a essa questão.

– Ela nunca mais vai voltar, Dennis. Agora pare de chorar. Isso é coisa de menina.

Esse tipo de comportamento ainda é presente em nossa sociedade, as escolhas devem ser livres para cada indivíduo e isso não faz ele ser diferente, anormal, qual o problema um garoto gostar de balé e uma menina gostar de futebol? Por que um garoto não pode se fantasiar de princesa e uma menina de super-herói?

É exatamente essa reflexão que o livro nos desperta, desconstruir padrões, você não deixa de ser quem é pelo o que usa ou pelos gostos pessoais.

David Walliams é considerado fenômeno na literatura infantojuvenil na Inglaterra, a Intrínseca também lançou outros livros do autor, Vovó vigarista e Titia terrível são alguns deles.

Leitura gostosa, recomendo para quem gosta dessa sutileza das histórias infantojuvenis.

Autor: David Walliams

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Gênero: Infantojuvenil

Páginas: 192

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

2 COmentários neste post

  1. Confesso que tinha ouvido falar do David Walliams, mais amei a resenha, amei o enredo do livro.

    tavanaestante.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.