Menu
Livros

Resenha: No Sufoco Chuck Palahniuk

Provavelmente você já deve ter assistido Clube da Luta, grande sucesso do cinema com Brad Pitt e Edward Norton nos papéis principais, mas você conhece Chuck Palahniuk autor dessa brilhante obra?

Chuck é autor de 13 livros, suas obras sempre são regadas de críticas ao comportamento humano, sexo, religião e morte. Ao ler uma obra de Chuck, você fica apreensivo, pensando o que ele está tramando para aquele personagem, qual será o desfecho da história e você não consegue largar do livro até descobrir. Sim queridos leitores, Chuck é ousado.

A obra No Sufoco, traz exatamente essa sensação ao ler, lançada pela editora Leya em 2015, somos apresentados a Vitor Mancini e sua vida é conturbada.

Já de cara Chuck nos alerta:

Não leia isso aqui. Nem se dê ao trabalho.

Você vai ler umas poucas páginas e já vai dar vontade de largar. Esqueça. Vá passear. Saia daqui enquanto você ainda é gente.

Salve-se”

No Sufoco - Chuck Palahniuk

No Sufoco – Chuck Palahniuk

Vitor largou a faculdade de medicina para cuidar de sua mãe que está internada em uma clínica, ela sofre de Alzheimer. Sua mãe nunca foi um exemplo perfeito de pessoa, ela é uma ex-vigarista e com a doença ela mal se lembra do próprio nome quanto mais de Vitor. Ele trabalha em um museu um tanto quanto peculiar, além de usar roupas de época, ele precisa representar a vida cotidiana do século XVIII.

O gasto que sua mãe tem na clínica é altíssimo e o seu salário no museu não é suficiente, então ele resolve se tornar um vigarista também, mas é para um bem maior. Seu golpe lucrativo e um tanto arriscado é aplicado em restaurantes, ele se finge engasgar com a comida para que alguém possa salvá-lo. O herói ou heroína se torna responsável pela vida dele e posteriormente acabam o ajudando financeiramente, o que faz Vitor receber constantemente uma boa quantia de dinheiro.

A origem de Vitor é uma grande incógnita para ele e apenas sua mãe pode lhe aliviar a dúvida, seria tão fácil, mas lembre-se que ela está numa cama de hospital e mal se lembra de comer suas refeições. E quando ele descobre a existência de um diário de sua mãe, seu mudo vai virar de ponta cabeça.

Vitor também é viciado em sexo e sua rotina se baseia em rondar grupos de sexólatras para curtir as viciadas. Na história conheceremos vários desses encontros inusitados.

No Sufoco - Chuck Palahniuk

No Sufoco – Chuck Palahniuk

No sufoco é um livro que discute muitos assuntos, família, religião, sexo, vício, que tornam a história mais interessante, o ponto central não são os golpes, mas a história em si.

Ele é narrado em primeira pessoa, os acontecimentos são contatos pela ótica de Vitor. Os capítulos são variados em acontecimentos presentes e flashbacks que contam a infância dele e também momentos com a mãe, e todos tem uma ligação muito forte na história.

E estamos falando de Chuck Palahniuk, então espere por uma história com acontecimentos bem bizarros. Porque Chuck é audacioso.

No Sufoco também tem uma adaptação cinematográfica, pelo diretor Clark Gregg que é muito fiel à obra e tem uma cena em que o Chuck aparece.

palahniuk1

O livro é muito interessante, talvez você fique muito curioso ou confuso, por ter vários acontecimentos importantes e não focar em apenas um. Você provavelmente vai se perguntar para onde tudo isso vai dar. Mas eu te respondo: você não vai querer estar no lugar de Vitor quando o final se revelar.

Os capítulos são curtos e quando você se dá conta, já esta quase na metade do livro.  Chuck tem uma pegada bem diferente de tudo que já li e me causou estranhamento no início, mas digo a vocês leitores, eu gostei. Acredito que esse seja o diferencial dele, isso o faz ter mais de cinco milhões de exemplares vendidos.

Foi o primeiro livro que li do autor e estou sedenta por ler mais.

Se você está pronto para embarcar no mundo característico de Palahniuk, pegue o seu livro e tenha a leitura mais impactante de sua vida.

Autor: Chuck Palahniuk

Editora: Leya

Ano: 2015

Páginas: 272

 

1 Comentário

  • Luis Carlos Alves
    23 de maio de 2021 às 05:30

    OLA… EU GOSTEI PACARAMBA DO ESTILO , DA TRAJETORIA … DAS SURPRESAS MALUCAS , DO SEXO INTENSO E ABSURDO … UMA HISTORIA BEM INETERESSASNTE .. RECOMENDO ..

    Responder

Deixe um comentário