Menu
Livros

Resenha: Christine – Stephen King

Você já se apaixonou perdidamente? Já amou alguém a primeira vista?

Com Arnie Cunningham foi assim, quando ele a viu pela primeira vez, se apaixonou completamente e de forma irreversível, no momento em que a viu, ele soube que sua vida nunca mais seria a mesma. Seu nome era Christine…

Estamos no mês do terror, e o blog está com postagens especiais para comemorar. Hoje a resenha é sobre um livro do Stephen King, não poderia faltar um livro do mestre não é verdade? A resenha de hoje é sobre Christine, acredito que muitos já devem ter lido o livro ou assistido ao filme, eu simplesmente adoro os dois. Claro que o filme tem algumas modificações, mas isso não o faz deixar de ser maravilhoso.

Christine foi publicado em 1983, o filme foi lançado no mesmo ano do lançamento do livro, devido a enorme popularidade que Stephen King tinha na época. E  tem até os dias de hoje.

Christine – Stephen King

Mas antes de começar, aperta o play abaixo e deixe o áudio tocando enquanto lê. Let’s go!

 

Arnie Cunningham era um perdedor, rosto cheio de espinhas, desajeitado com as garotas, magro demais e era o saco de pancadas de muitos valentões na escola. Seu único amigo era Dennis Guilder, totalmente o seu oposto, um grande atleta, capitão dos times de baseball e futebol e tinha certo charme com as garotas. Em casa ele vivia a sombra dos pais, sua mãe era controladora, tinha que seguir as regras impostas por ela e seu pai indiferente. Mas a vida de Arnie estaria prestes a mudar e o motivo seria Christine.

Foi perto do fim das férias de verão, ao voltar do trabalho, que Arnie viu Christine pela primeira vez, um Plymouth 1958 vermelho, estava à venda caindo aos pedaços. Mas Arnie não se importava, ele queria aquele carro, e logo estava fazendo negócio com o proprietário, um velho bem esquisito de nome LeBay, foi ele que disse que o carro se chamava Christine. Dennis não concordou com a compra, um carro naquele estado era sinônimo de problema, mas nada fazia Arnie mudar de ideia e Christine então, se tornou o bem mais valioso para ele.

Os pais de Arnie, é claro, não aceitaram Christine e a situação entre eles piorou, brigas e discussões, mas Arnie que antes era calmo e aceitava ordens, agora estava mais rebelde. Já que Christine não poderia ficar na casa, ele alugou uma garagem para guardá-la, onde também começou a trabalhar para o dono.

Christine – Stephen King

Arnie se empenha na restauração de Christine e as coisas começam a mudar. Sua aparência vai mudando aos poucos, as espinhas somem, os óculos que usava antes são deixados de lado e as roupas estão mais modernas, ele não é mais o bobo de antes. Arnie até consegue conquistar a nova aluna do colégio, desejada por todos os garotos, inclusive por Dennis, a jovem Leigh Cabot. Porém coisas estranhas começam a acontecer, Leigh quase morre engasgada dentro de Christine.

Todos sentem um desconforto com a presença de Christine, exceto Arnie, ele parecia estar enfeitiçado e Christine se tornou sua obsessão. Foi então, que os caras que zombavam de Arnie no colégio, destruíram Christine,  a amassaram completamente, entretanto, curiosamente do dia para a noite ela estava totalmente restaurada. Mais problemas começaram a surgir.

Misteriosamente, os mesmos caras que destruíram Christine, aparecem mortos, um detetive começa a investigar o caso e fica na cola de Arnie.

Dennis nunca gostou de Christine, ele suspeita que exista algo de errado com o carro e após a morte do antigo proprietário, suas suspeitas começam a se concretizar e tudo vem à tona. Arnie não parece mais o amigo de antes, como se ele tivesse se transformado em outra pessoa, Dennis precisa ajudar o amigo antes que seja tarde demais.

Será que Christine tinha vida própria? Arnie teria se transformado em um assassino? Ou tudo era apenas um engano?

Christine – Stephen King

O livro é divido em três partes, a primeira e a terceira os acontecimentos são narrados pelo amigo Dennis e a segunda parte é narrada em 3ª pessoa. Algo bem original da narrativa, é que todos os capítulos se iniciam com letras de músicas da época e de certa forma elas se ligam ao capítulo, sensacional.

Essa minha edição é de 1986, pasmem, relíquia não é? Comprei em um sebo, aliás eu adoro sebos, a gente encontra muita coisa interessante por lá. Christine tem uma nova edição lançada pela Suma de Letras, lançado em 2013, não tenho essa edição, mas pelo que andei pesquisando a diagramação está excelente e a capa é linda, dá uma olhada.

Capa do livro Christine de Stephen King por Suma de letras 2013

Christine é um livro longo, aproximadamente 600 páginas. Stephen gosta de fazer mistério, ele demora em ambientar o local, os acontecimentos, você precisa ser um pouco paciente, mas garanto que valerá a pena.

E como já comentei, tem a versão cinematográfica da obra, clássico do antigo Cinema em casa no SBT, se você ainda não assistiu ou se já assistiu, segue o trailer, vamos relembrar!

A trilha sonora desse filme é ótima, para quem gosta de rock’n’roll antigo, dos anos 60, 80 e afins, achei essa playlist no Youtube com algumas músicas tocadas no filme, para ouvir clique aqui. Aproveita e ouça na sua próxima viagem, mas sem Christine por perto, ok.

Isso é tudo pessoal! Até a próxima!

Beijos!

Autor: Stephen King

Editora: Nova Cultural

Ano: 1986

Páginas: 552

4 Comentários

  • Aparecido Carmo
    4 de novembro de 2016 às 02:45

    Sabe que eu nunca li nada do Stephen King, mas a sua resenha me deixou com vontade. Já vou salvar seu blog aqui nos favoritos do navegador pra dar uma olhada nos outros posts do mês do terror.

    Responder
    • Simone Rocateli
      5 de novembro de 2016 às 00:26

      Olá Aparecido! Fico feliz em saber que gostou da resenha. Christine é sedutora hein, tenho certeza de que vai gostar da leitura! Stephen King é meu autor favorito 🙂
      Boa leitura 😀

      Responder
  • Roberto
    4 de janeiro de 2017 às 00:39

    Gostei da resenha. Poderia mandar outra foto da capa do livro sem corte?

    Responder
    • Simone Rocateli
      10 de janeiro de 2017 às 23:47

      Olá Roberto! Que legal que gostou, obrigada!
      Sobre a foto da capa do livro, aí está sem cortes.
      🙂
      Stephen King - Christine

      Responder

Deixe um comentário