Menu
Livros

Resenha: A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos – John Russo

Em Junho desse ano fui presenteada com esse maravilhoso clássico do terror A noite dos mortos-vivos e A volta dos mortos-vivos. Esse livro é baseado no roteiro do filme de George Romero e John Russo de 1968, essa obra prima foi publicada pela DarkSide Books em 2014, além do roteiro original do filme o livro traz uma sequencia até então inédita para os fãs, A volta dos mortos-vivos, sem adaptação para o cinema (não confunda com a comédia de mesmo nome de 85 hein, que também teve John Russo como roteirista). Leitura obrigatória para os fãs dos mortos comedores de carne humana, então, não pude ficar de fora.

A Noite dos Mortos-Vivos

Inspirado no filme de 1968, essa obra escrita por John Russo anos após em 1973, reúne todos os elementos essenciais para uma trama cheia de terror. Se hoje você conhece os zumbis comedores de carne humana, horripilantes e sanguinários como você pode ver em séries como The Walking Dead e games como Resident Evil, você deve agradecer ao John Russo e George Romero, esses caras mudaram o conceito de zumbis que é seguido até os dias de hoje.

a-noite-dos-mortos-vivos

A Noite dos Mortos-Vivos

A trama começa com os irmãos Barbara e Johnny visitando o túmulo do pai em uma pacata cidade do interior. Cemitério deserto e em meio a brincadeiras entre os irmãos, um homem desconhecido se aproxima e ataca Barbara ferozmente, Johnny corre para socorrê-la e na briga com o homem, ele é gravemente ferido. Assustada, Barbara foge daquele desconhecido e encontra uma casa, onde se abriga em busca de socorro.

Sem uma explicação aparente, os mortos estão ressuscitando muito diferentes do que foram em vida, estão famintos por carne… humana.

Pouco a pouco, outros sobreviventes vão se juntando com Barbara a procura de abrigo no qual vão lutar pela sobrevivência em meio ao ataque das criaturas. O destaque fica para o personagem Ben, forte, destemido, apesar do enorme caos ele não vai desistir de ir à luta.

Os ataques se espalham por todos os territórios do país, as regiões mais afastadas do interior sofrem mais, pois a ajuda da patrulha da polícia demora mais a chegar, fazendo com que os mortos vivos fiquem em maior número que os sobreviventes.

O livro aborda o comportamento humano perante a sua sobrevivência, o egoísmo, o medo, a coragem, o choque, são reações encontradas nos personagens presentes na história. Os capítulos são curtos e se dividem nos personagens tentando salvar suas vidas e os policiais tentando resgatar os sobreviventes.

A obra conta também com imagens tiradas do filme de 68 e a diagramação, capa, orelha sempre bem caprichadas da Dark Side.

a-noite-dos-mortos-vivos

A Noite dos Mortos-Vivos

 A Volta dos Mortos-Vivos

Nessa sequencia, a história se passa dez anos após os acontecimentos da primeira. As pessoas vivem suas vidas normalmente, algumas tentam esquecer o que aconteceu e outras ainda estão marcadas por aquele passado horripilante, o medo de que tudo aconteça novamente é muito presente.

Eis que acontece um acidente com um ônibus e não deixa sobreviventes, a partir de então, o fenômeno de anos atrás ressurge e os mortos do necrotério ressuscitam… famintos.

a-noite-dos-mortos-vivos

A Noite dos Mortos-Vivos

As cidades mais uma vez, se infestam dessas criaturas e a população tem que lutar mais uma vez por sua sobrevivência, só que agora eles estão mais preparados para lidar com elas.

Nessa trama o perigo não é apenas os mortos-vivos, as pessoas terão que lidar também com ladrões, assassinos e estupradores. Com a situação caótica, muitos vão se aproveitar disso para benefício próprio, custe o que custar.

A fé e religião são presentes no enredo e o modo como as pessoas agora passam a encarar a morte depois dos acontecimentos.

Minhas Impressões

Sempre gostei de histórias com zumbis, os acho assustadores. A leitura de A noite dos Mortos Vivos foi um presente, poder conhecer esse universo de ideias de John Russo e George Romero que mudou totalmente o conceito dos zumbis, os tornando o que eles são hoje. Na introdução do livro temos as palavras do próprio Russo contanto como foi o processo de criação do roteiro na década de 60.

Nossa principal preocupação e nosso objetivo era dar aos verdadeiros fãs do terror o tipo de recompensa pela qual eles sempre esperavam, mas que raramente recebiam quando desembolsavam seu dinheiro suado no guichê do cinema ou livraria. (John Russo).

Em A noite dos mortos-vivos, temos capítulos curtos, objetivos, focados nos minutos de terror e suspense. A história se passa a maior parte na casa, em alguns momentos achei a narrativa lenta, sem grandes mudanças, mas com a chegada dos novos personagens a trama ficou mais movimentada. Por várias páginas li o desespero, medo e a esperança desvanecer naquela casa rodeada por zumbis.

Já em A volta dos mortos-vivos, a trama foi mais empolgante, diferente da primeira focada em um lugar só, aqui os sobreviventes saem em busca de lugares mais seguros.

A abordagem do autor nesse enredo é a face ruim da humanidade em situações limite, tema que sempre vejo em histórias do tipo. E então eu me pergunto,  quem de fato seriam os monstros?

Em ambas as histórias há trechos das transmissões de rádio, informando os acontecimentos nas regiões, trazendo um diferencial na narrativa.

O design e diagramação da Dark Side excelentes, capa e contracapa em tons preto e verde e as ilustrações magníficas complementando muito bem a obra.

a-noite-dos-mortos-vivos-conjunto

Clique na imagem para ampliar.

Preciosidade do gênero! Recomendo a todos os amantes de terror.

Autor: John Russo

Editora: Dark Side Books

Ano: 2014

Páginas: 320

 

 

 

Sem comentários

    Deixe um comentário