Resenha: A Metamorfose – Franz Kafka

Olá leitores!

Hoje vou falar sobre essa obra que é considerada um clássico mundial, A Metamorfose do escritor alemão Franz Kafka, considerado um dos maiores autores do século XX destacou-se por suas obras impactantes.

Em A Metamorfose, Gregor Samsa é um caixeiro viajante que vive para o bem estar de sua família, ele mora com os pais e a irmã mais nova, sendo ele o principal provedor do lar. Certa manhã, ele acorda de um sonho agitado e viu que se transformou numa espécie monstruosa de inseto. Gregor não tem ideia do que poderia ter acontecido, mas de uma coisa ele tinha certeza, aquilo não era um sonho.

Estava deitado de costas, que sentia duras como couraça, e, erguendo um pouco a cabeça, conseguiu ver a saliência de seu grande ventre marrom, dividido em nítidas ondulações.”

Agora transformado em um animal medonho, ele passa medo às pessoas, a família que antes o idolatrava, e sentia orgulho de tê-lo junto, passam a sentir repulsa. No início eles tentam ajudá-lo, a se livrar dessa e tentam conviver com o novo Gregor, porém isso logo vai deixando de existir, limitado e sem conseguir se comunicar, Gregor se torna um inútil para sua família.

Página do livro A Metamorfose - Franz Kafka

Página do livro A Metamorfose – Franz Kafka

Apesar de não conseguir se comunicar oralmente, a audição dele estava intacta, e ouvir de seus entes queridos que ele era um ser horrendo e não existia mais um pessoa ali, só um monstro inútil, o magoava muito. Com o tempo, Gregor desanima e começa a desistir dele mesmo, sua família o visita cada vez menos, aprenderam a se virar sozinhos, trabalhar e cuidar da casa.

Durante os primeiros quinze dias, os pais de Gregor não tiveram coragem de entrar em seu quarto. E ele ouvia com frequência os louvores que teciam ao zelo da imã, até então considerada, por eles, como uma jovem inútil de quem frequentemente se queixavam.

A obra não é muito extensa, contém apenas três capítulos, mas seu conteúdo não é fraco, sempre nos deparamos com um novo detalhe curioso. Não há interesse em saber o motivo da transformação, nem vemos muito desespero em Gregor, ele está mais preocupado com sua família e com o seu trabalho.

A Metamorfose - Franz Kafka

A Metamorfose – Franz Kafka

Essa obra me faz pensar como ela é brilhante e ainda atual nos dias de hoje. Enquanto você tem algo a oferecer as pessoas, seja conforto ou bens materiais, você sempre será importante para elas, estará no patamar mais alto, porém se você não tem nada a oferecer, nada que infle o ego delas, você não passa de um inútil, sem valor algum. Infelizmente, ainda existem pessoas que pensam dessa forma, esquecem que existem coisas mais importantes, como carinho, cuidado e amor. Existem muitos Gregor Samsa por aí.

Sem dúvida é uma obra que merece ser recomendada.

Boa leitura!

Autor: Franz Kafka

Editora: Civilização Brasileira

Ano: 1997

Páginas: 126

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.