Especial Halloween: As bruxas mais famosas da ficção

img-destacada

Boa ou má, com verruga ou sem verruga, velhas ou jovens não importa, as bruxas sempre exercem certo fascínio em nós com sua magia e poder.

Hoje 31 de outubro, Halloween ou Dia das Bruxas, selecionei as bruxas mais memoráveis da ficção, vamos relembrar?

Winnie, Sarah e Mary Sanderson (Abracadabra – 1993)

O que falar sobre essas três bruxas atrapalhadas? Winnie (Bete Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que aparecem no século XX após seus espíritos serem invocados no Dia das bruxas. Banidas há 300 anos devido a prática de bruxaria, elas estão dispostas a tudo para garantir beleza e imortalidade. Mas para isso, elas deverão enfrentar três crianças e um gato falante.

Sarah Jessica Parker (Sarah), Bete Midler (Winnie) e Kathy Najimy (Mary), Abracadabra

Sarah Jessica Parker (Sarah), Bete Midler (Winnie) e Kathy Najimy (Mary), Abracadabra

Sarah, Nancy, Rochelle e Bonnie (Jovens Bruxas – 1996)

Clássico dos anos 90, como não se lembrar das jovens bruxas? Sarah (Robbin Tunney) se muda para Los Angeles, no novo colégio ela conhece três alunas Nancy (Fairuza Balk), Rochelle (Rachel True) e Bonnie (Neve Campbell) que se dedicam ao ocultismo e magia, tanto que elas têm fama de bruxas no colégio. Ao se tornarem amigas, começam a praticar magia juntas gerando trágicas consequências.

Neve Campbell (Bonnie), Fairuza Balk (Nancy), Robbin Tunney (Sarah) e Rachel True (Rochelle), As Jovens Bruxas.

Neve Campbell (Bonnie), Fairuza Balk (Nancy), Robbin Tunney (Sarah) e Rachel True (Rochelle), As Jovens Bruxas.

Eva Ernst (Convenção das Bruxas – 1990)

Eva Ernst (Angelica Houston) é uma líder de bruxas que promove um encontro em um hotel na Inglaterra, seu plano é transformar todas as crianças do mundo em ratos. Mas para concretizá-lo, ela terá que enfrentar um jovem garoto Luke (Jasen Fisher) que está disposto a derrotar seu plano maligno.

Angelica Houston (Eva Ernst), Convenção das Bruxas.

Angelica Houston (Eva Ernst), Convenção das Bruxas.

Sabrina Spellman (Sabrina, A aprendiz de feiticeira (1996)

Quem não gostaria de ter os poderes da jovem Sabrina? Sabrina Spellman (Melissa Joan Hart) descobre no seu 16º aniversário que é dotada de superpoderes, para se tornar uma grande bruxa ela vai contar com a ajuda de suas tias e com o mais novo amigo Salém, o gato falante.

Melissa Joan Hart (Sabrina Spellman), Sabrina, Aprendiz de Feiticeira

Melissa Joan Hart (Sabrina Spellman), Sabrina, Aprendiz de Feiticeira

Elvira (Elvira, A Rainha das Trevas – 1988)

Tenho certeza que muito marmanjo babava nessa feiticeira! Clássico da Sessão da Tarde (Rede Globo), Elvira (Cassandra Peterson) é uma apresentadora de um programa sobre filmes de terror, mas sua vida muda ao receber como herança uma velha mansão de sua tia Morgana em uma pequena cidade de Massachusetts. Elvira quer vender a mansão e ir para Las Vegas, porém imprevistos vão surgir, o tio de Elvira que não herdou nada, quer um livro de receitas que pode lhe dar poderes de bruxaria.

Cassandra Peterson (Elvira), Elvira, A Rainha das Trevas

Cassandra Peterson (Elvira), Elvira, A Rainha das Trevas

Lamia (Stardust – O mistério da Estrela – 2007)

Lamia (Michelle Pfeiffer) é a irmã mais velha do trio de feiticeiras de Stardust, principal antagonista, a bruxa má e suas irmãs precisam devorar o coração da jovem estrela cadente Yvaine (Claire Danes) para continuarem belas e jovens. Não vai ser fácil derrotar essa temível bruxa.

Michelle Pfeiffer (Lamia), Stardust - O Mistério da Estrela

Michelle Pfeiffer (Lamia), Stardust – O Mistério da Estrela

Elmira Gunch  (O mágico de Oz – 1939 )

Elmira Gunch a famosa bruxa verde, conhecida também como A Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), aterroriza a pobre menina Dorothy (Judy Garland), ela a culpa pela morte de sua irmã e quer os seus sapatos de pratas para poder dominar Oz. Uma das bruxas mais famosas do cinema, seu visual serviu de referência para várias outras bruxas em geral.

Margaret Hamilton ( A bruxa Má do Oeste), O Mágico de Oz

Margaret Hamilton ( A bruxa Má do Oeste), O Mágico de Oz

Feiticeira Branca (As crônicas de Nárnia – 2005)

Coração gelado é a melhor definição para essa feiticeira malvada de Nárnia, o aspecto angelical disfarça bem o monstro que está por trás. A feiticeira branca, Jadis (Tilda Swinton), amaldiçoou Nárnia em um inverno eterno e quem discordasse dela, viraria pedra.  Sem tempo para reclamações.

Tilda Swinton (Jadis), As Crônicas de Nárnia)

Tilda Swinton (Jadis), As Crônicas de Nárnia)

Samantha Stephens (A feiticeira – 1964 a 1972)

Quem não se lembra de Samantha Stephen (Elizabeth Montgomery) a tão amada bruxa da antiga série, A feiticeira. Samantha é casada com um simples homem mortal, James (Dick York), e promete levar uma típica vida de dona de casa. Mas Samantha, fiel a sua origem, sempre tentará usar os seus poderes para facilitar a vida do casal, a sua icônica torcidinha de nariz.

Elizabeth Montgomery (Samantha Stephen), A Feiticeira

Elizabeth Montgomery (Samantha Stephen), A Feiticeira

Dona Clotilde (Chaves – 1971 a 1980)

A solteirona, Dona Clotilde (Angeline Fernandéz), foi infernizada pelas crianças da vila sendo constantemente chamada de Bruxa do 71. O motivo seria seu visual exótico? Sua cara de brava? Ou por ter um cãozinho de nome Satanás? Bruxa ou não bruxa, ela está eternizada em nossos corações.

Angeline Fernandéz (Dona Clotilde)

Angeline Fernandéz (Dona Clotilde)

Bruxa Baratuxa (Chapolin – 1973 a 1979)

Um horrível ogro (Carlos Villagran) se apaixona por uma camponesa-de-nobre-coração-que-vai-todos-os-dias-ao-bosque-recolher-lenha (Florinda Meza). Ele pede para sua mãe, a bruxa Baratuxa (Maria Antonieta de Las Nieves), que faça um feitiço para que o casamento aconteça. O herói Chapolin (Roberto Gómez Bolaños) vai tentar salvar a moça desse destino cruel. Parangaricutirimírruaro, era a palavra mágica usada pela bruxa.

Maria Antonieta de Las Nieves (Bruxa Baratuxa)

Maria Antonieta de Las Nieves (Bruxa Baratuxa)

Bônus

Essa bruxa é memorável e merece estar nessa seleção. Tenho certeza que você se lembra da bruxa da vassoura, que apareceu no episódio do Pica Pau, A vassoura da Bruxa. Lembra das palavras dela? “E lá vamos nós!” Ao levar sua vassoura ao conserto, a bruxa se recusou a pagar os 50 centavos e por esse motivo, o Pica Pau não lhe devolveu a vassoura.

bruxas

Essas são algumas das bruxas mais famosas da ficção. Qual a sua preferida? Qual você colocaria nessa lista?

Espero que tenham gostado! Não esqueçam de deixar o seu comentário abaixo!

Desejo a vocês um Feliz Dia Das Bruxas!

 

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.