Crítica – Invasão Zumbi (Train to Busan)

Se você acha que os filmes com temática zumbi já deu o que tinha que dar é porque você ainda não assistiu ao Invasão Zumbi. Com direção de Sang-Ho Yeon, o longa coreano teve sua estreia nos cinemas brasileiros em 29 de dezembro de 2016 e trouxe muita originalidade, o que o tornou um dos melhores filmes do gênero e muito elogiado pelas críticas.

Invasão Zumbi (Train to Busan)

Na trama temos o personagem Seok-Woo (Gong Yoo), gerente de fundos, arrogante, que está passando por um processo de divórcio. Ele tem a guarda da filha Soo-An (Kim Soo-Ahn), porém ele não dá muita atenção à menina, o trabalho sempre vem em primeiro lugar. No dia do aniversário dela, ela pede para ir visitar a mãe, mesmo contrariado, Seok-Woo acaba cedendo. Eles pegam um trem com destino a cidade de Busan, entretanto, a Coreia do Sul decreta estado de emergência após um desconhecido vírus tomar conta do país. A única cidade não afetada pelo vírus é Busan, destino dos personagens, mas a viagem toma outros rumos quando uma vítima infectada entra no trem.

TRAILER:

Invasão Zumbi prende a atenção do espectador do início ao fim, são 118 minutos sem um momento de descanso, é um filme frenético como estar em uma aventura macabra e instigante.

A trama se concentra a maior parte nos vagões do trem, outros personagens de destaque também aparecem, Sang-Hwa (Dong-seok Ma) e sua esposa grávida Sung-kyung (Jung Yoo-mi), uma equipe de baseball, duas velhas senhoras que além de cenas de humor terão um destino crucial na trama, um mendigo, que você imagina que seja um personagem descartável, porém, ele vai te surpreender e um coroa covarde que vai colocar tudo a perder.

Invasão Zumbi é fantástico, tem várias cenas de ação, a cada momento surge uma nova situação de perigo e os personagens têm que correr ou lutar por sua vida. Os zumbis são diferentes do que estamos acostumados a ver nos filmes, eles são fortes, ágeis e não morrem com uma simples pancada na cabeça, há também mais uma particularidade, mas você terá que assistir ao filme para saber.

Invasão Zumbi (Train to Busan)

Invasão Zumbi (Train to Busan)

Além de toda pancadaria, mortes bizarras, o filme traz também a redenção de alguns personagens, com um arco dramático que vai fazer seu olho lacrimejar.

Invasão Zumbi nos mostra o caos da humanidade, em situações de risco o que reina é o egoísmo, cada um tende a pensar apenas em si mesmo. Essa deixa nos dá logo no inicio do filme, um diálogo magnífico entre Seok-Woo e sua filha quando ele a repreende por querer ajudar um estranho e diz que ela deve pensar apenas em si, a resposta dela é digna de admiração.

A transição de humano para zumbi é fenomenal e perturbadora, os personagens se contorcem e aquele som de costas estralando é desconcertante.

Invasão Zumbi (Train to Busan)

Os personagens são oito ou oitenta, ou eles são relativamente maus ou bons, Seok-Woo desde o início da trama, passa uma imagem de arrogância e frieza, mas ao decorrer dos acontecimentos você acompanha o personagem mudando seus princípios e passando para o outro lado.

Esse filme nos mostra claramente que os vilões ali não são os zumbis e sim os humanos. Você se apega aos personagens, torce por eles, sofre com algumas mortes e deseja fortemente o fim de alguns.

Invasão Zumbi (Train to Busan)

O filme não traz muitas explicações de como tudo começou ou o porquê de toda contaminação, mas isso é irrelevante, o final também fica para a imaginação de cada um, não trazendo um desfecho concreto. Nesses últimos minutos eu pensei que o pior estava para acontecer, me trouxe a memória A Noite dos Mortos-Vivos de George Romero.

Invasão Zumbi fechou 2016 com chave de ouro. Tem ação, emoção, heroísmo, redenção e muita canalhice de alguns personagens.

Você não vê as horas passarem. Excelente filme!

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.