Como It – A Coisa se conecta com todas as outras histórias de Stephen King?

capa_it_referencias

Se você for um leitor bem atento aos detalhes, ao ler qualquer obra de Stephen King em algum momento você provavelmente encontrará uma passagem secreta para outra história.

O clássico It – A coisa de 1986 é uma conexão perfeita – não apenas referência nos livros aterradores que vieram antes, mas também personagens e lugares aparecem diversas vezes em histórias posteriores.

O Entertainment Weekly escolheu algumas conexões de It – A Coisa com outras obras do King. Como o próprio mestre já disse: “Todos os livros se relacionam com outros”.

Mas como isso acontece?

Aconchegue-se e veja se você já se deparou com alguma das passagens secretas!

O Iluminado (1976) | The Shining

o-iluminado

Stephen King – O Iluminado

Dick Hallorann, o cozinheiro do Overlook Hotel, aparece como jovem soldado em uma cena de flashback em It – A Coisa, em que os residentes racistas de Derry queimam um clube de dança cheio de militares negros durante a Proibição. Hallorann salva a vida de um homem que se tornará o pai de Mike Hanlon, uma das principais crianças em It – A Coisa. Na época, ninguém entendeu como Hallorann sabia o caminho certo para escapar, é quase como se ele tivesse uma segunda vista em meio à fumaça e às chamas…

A Dança da Morte (1977) | The Stand

danca-da-morte

Stephen King – A Dança da Morte

O personagem adulto de Ben Hanscom, outra das crianças que lutaram contra Pennywise, vive em Hemingford Home, em Nebraska, onde Mãe Abagail atraiu os sobreviventes bons para segui-la. Essa cidade é descrita no romance como apenas no caminho da “pequena cidade deserta de Gatlin“, que também foi o cenário de outro conto de King As Crianças do Milharal (Children of the Corn).

A Zona Morta (1979) | The Dead Zone

zona-morta

Stephen King – A Zona Morta

Quando Beverly Marsh menciona uma série de crimes há muito tempo quando “aquele policial louco matou todas aquelas mulheres em Castle Rock“, ela está se referindo ao assassino em série Frank Dodd, um antagonista do romance de King sobre o psíquico emocionalmente atormentado, Johnny Smith.

Quatro Estações (1982) | Different Seasons

Rita Hayworth e a redenção de Shawshank

quatro-estacoes

Stephen King – Quatro Estações

Há inúmeras referências em It – A Coisa sobre pessoas que estão sendo enviadas para a prisão ficcional de Shawshank no estado de Maine. Refere-se a um conto do livro Quatro Estações do King, onde uma vez um preso chamado Andy Dufresne fez uma fuga ousada e improvável.

Christine (1983)

christine

Stephen King – Christine

Quando o valentão, Henry Bowers de It – A Coisa, escapa de um asilo mental perto do final do livro, a antiga entidade maligna assume a forma de um familiar Plymouth Fury 1958 de cor vermelho cereja para acompanha-lo de volta a Derry – com um dos seus antigos ex-amigos morto atrás do volante.

it

Stephen King – It A Coisa

Essas foram as referências conectadas aos romances anteriores de King em relação a It – A Coisa, mas seus livros posteriores também voltaram para os eventos que ocorreram nesta história de 1986

Os Estranhos (1987) | The Tommyknockers

estranhos

Stephen King – Os Estranhos

Neste livro, um personagem chamado Tommy Jacklin é um dos inúmeros habitantes da pequena aldeia sonolenta de Haven que é possuída por uma inteligência alienígena que está transformando seu corpo. Ao fazer uma corrida de abastecimento através de Derry, ele acha que vê “um palhaço com olhos de prata brilhantes” observando-o de um bueiro de esgoto aberto. Ele acredita que seja apenas uma alucinação.

O Apanhador de Sonhos (2001) | Dreamcatcher

apanhador-de-sonhos

Stephen King – O Apanhador de Sonhos

Em outro romance de possessão alienígena de King, um desvio na estrada para Derry leva um personagem chamado Mr. Gray para os restos do armazenamento de água da cidade Standpipe. A torre de água foi demolida, mas em seu lugar existe uma placa em memória para algumas das vítimas da cidade. No memorial há um rabisco com tinta-spray, que diz “Pennywise vive”.

A Torre Negra (2004) | The Dark Tower

a-torre-negra

Stephen King – A Torre Negra Vol 7

Muitos leitores pensam que o personagem Dandelo, do sétimo livro da série, é o mesmo tipo de criatura que é Pennywise, uma vez que ele também se alimenta de emoção – neste caso, diversão. (Dandelo pode fazer você rir até a morte.) O próprio King desmentiu isso: “Eu diria que eles provavelmente estavam relacionados apenas porque ambos vieram da minha cabeça. Mas não era uma coisa consciente dizer que um era como o outro“. Humm será?

Novembro de 63 (2011) | 11/22/63

novembro-63

Stephen King – Novembro de 63

Parte do suspense Novembro de 63 de Stephen King, está situado em Derry. O protagonista, George Amberson, encontra duas das crianças que enfrentaram Pennywise, Beverly Marsh e Richie Tozier, no final de 1958 enquanto eles brincavam na área arborizada conhecida como Barrens. Enquanto Amberson pergunta sobre um crime violento particular na cidade, ele ouve a menina dizer ao amigo: “Isso não era o palhaço”. Mas Amberson, é claro, não tem ideia do que isso significa.

Mr. Mercedes (2014)

mr-mercedes

Stephen King – Mr. Mercedes

Nesta história o assassino em série usa uma máscara de palhaço para esconder sua identidade enquanto ele mata várias pessoas atropeladas que estavam em uma feira de empregos. “Assustador como o inferno. Você já viu esse filme de TV sobre o palhaço do esgoto?” Alguém pergunta ao detetive Bill Hodges. Sempre que King faz referência a um dos seus personagens como ficcional, ele geralmente o faz citando a adaptação de TV ou filme. Quando Hodges finalmente assiste ao filme de TV, ele concorda: a máscara do assassino e o Pennywise de Tim Curry são muito parecidos.

Sabe de alguma outra referência de It – A Coisa em alguma outra obra do King?

Comente abaixo e vamos nos divertir com esses mundos conectados!

Acompanhe também o Simone Escreve nas redes sociais, Facebook e Twitter, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Beijos

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

9 COmentários neste post

  1. Lucas Santana disse:

    Quero chegar logo no último livro da Torre Negra pra ver esse Dandelo!

  2. Graciane disse:

    Muito legal essa conexão entre os livros, eu não li mas estou doida para ver o filme, parece ser ótimo!

  3. Nunca li uma obra de Stephen King e faz tempo que estou interessada em ler, assim que tiver oportunidade vou ler cada obra com muita atenção

  4. Ingrid Raggio disse:

    Gente! Que babado!! Eu não sabia das obras do Stephen King , mas fiquei com uma curiosidade para saber mais.. Ainda mais que gosto de filme de terror rs

  5. Morta com tanta ligação esse filme tem. Eu particularmente amo filmes que tem personagens/mensagens subliminares, isso faz com que prestemos atenção aos mínimos detalhes.

  6. Erica Oliveira disse:

    Confesso que nunca li as obras dele pq não faz muito meu estilo, mas, achei mega interessante esse tipo de conexão que ele faz. Imagino que para nós pobres mortais seja mega dificil escrever dessa maneira e fazer várias conexões com outras histórias rs Fico a pensar o quão inteligente o cara é para conseguir esse feito.

  7. andy disse:

    Stephen King é mesmo incrível. Estou louca pra ler It e ver o filme também, espero realizar essa leitura em breve. Gostei muito do post, não tinha visto nada parecido até então, muita curiosidade bacana.
    Beijos

  8. Primeiramente: tenho medo desse palhaço do mal! ahahaha
    Eu gosto de quando várias histórias se conectam, é uma boa tática para manter o público fiel. Se foi a intenção do escritor ou não, não saberemos. Mas que valoriza, isso valoriza! Beijos :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.