BETTER CALL SAUL – 3×10 – Lantern

capa-better-call-saul-lanterna-1024x682

E chegou ao fim a terceira temporada de Better Call Saul, encerrando mais um ciclo com um episódio sombrio e triste, nomeado como Lantern. Better Call Saul sempre propôs nos mostrar como foi a trajetória e transformação de Jimmy McGill (Bob Odenkirk) em Saul Goodman, contudo, a série foi além disso.

AVISO CONTÉM SPOILER

Acompanhamos a guerra pelo poder do tráfico em Albuquerque, protagonizada por Hector Salamanca (Mark Margolis) e Gustavo Fring (Giancarlo Esposito) e nos aprofundamos mais sobre as origens de outros personagens do universo Breaking Bad. Rostos bem conhecidos por nós, deram o ar da graça tornando esse show espetacular: Tuco Salamanca (Raymond Cruz), Krazy-8 (Domingo Gallardo Molina), Francesca (Tina Parker), Huell (Lavell Maurice Crawford) e Lydia (Laura Fraser).

participacoes-bb-em-better-call-saul

Velhos conhecidos de Breaking Bad.

Chuck

Um dos pilares da moralidade de Jimmy, certamente era o irmão mais velho Chuck (Michael McKean). Desde o início da série foi retratado a decadência de Chuck devido a sua “doença” que nada mais era algo psicológico, do que físico e o reflexo negativo que isso causou nas pessoas que conviviam com ele. A relação de Jimmy com Chuck que na infância era cheia de companheirismo, como vimos no flashback do último episódio da temporada, onde o jovem Chuck lê uma história para o pequeno Jimmy em uma barraca, parece ter se perdido com o tempo. A relação entre os dois se tornou cheia de mágoa e raiva, mais por parte de Chuck, que nunca apoiou ou acreditou que Jimmy pudesse ser um advogado como ele.

jimmy-e-chuck-jovens

Jimmy e Chuck jovens

A relação entre os irmãos chegou ao limite, partindo para uma batalha judicial que resultou na suspensão da licença de advogado de Jimmy por um ano e expôs a condição mental confusa de Chuck. Isso o fez procurar ajuda médica e ele estava melhorando gradativamente, conseguindo se manter perto da tão abominável energia elétrica de antes. Porém, o Chuck que nunca mostrou alguma fragilidade, tem seu orgulho ferido quando se vê obrigado a se afastar da firma que ele ajudou a construir, já que Howard (Patrick Fabian) prefere pagar a rescisão de Chuck do próprio bolso, do que continuar a trabalhar com alguém instável e prejudicar a imagem da firma.

O último encontro de Jimmy e Chuck nesse episódio, não foi dos melhores.

Você vai continuar a magoar os outros. Jimmy é isso o que você faz. Você magoa as pessoas, repetidas vezes. Depois vem a exibição do remorso… No fim, vai magoar todos a sua volta. Não pode evitar. Por isso, pare de se desculpar e aceite. Aceite-se. Sério, eu teria mais respeito por você, se o fizesse. Vou tranquilizar sua consciência Jimmy. Não precisa fazer as pazes comigo. Está tudo bem como está. Não quero magoar você. Mas a verdade é que você nunca foi grande coisa para mim.”

Essas foram as últimas palavras que Jimmy ouviu do irmão que ele tanto admirava e que nunca conseguiu sua aceitação. Sabemos que brevemente Jimmy vai aceitar sua real natureza e conseguir o respeito que não teve em vida de Chuck.

jimmy-e-chuck-ultimo-encontro

Será esse o último encontro entre os irmãos McGill?

Kim

O outro pilar de sustentação de Jimmy é Kim (Rhea Seehorn), a personagem se sobrecarregou com o trabalho e sofreu até um acidente, tendo que esvaziar a sua agenda e finalmente ter momentos de sossego. O laço de amor e amizade entre os dois é muito importante para a trama, Kim é o apoio moral de Jimmy. Entretanto, para que Jimmy se torne Saul Goodman algo de muito ruim deve acontecer com ela.

jimmy-e-kim

Jimmy e Kim

Quando o incêndio na casa de Chuck for de conhecimentos de todos, causará um grande impacto em Jimmy, e Kim pode se sentir culpada pelos acontecimentos com o Mesa Verde, motivo da briga entre os irmãos. E Howard também, afinal ele convidou Chuck a se retirar da firma que era tudo para ele.

Salamanca

Fugindo da trama principal, vimos a queda de Hector Salamanca. Don Eladio (Steven Bauer) já escolhera o seu fornecedor preferido, Gustavo Fring. Motivo esse que fez Salamanca passar mal, o que provavelmente o deixará em uma cadeira de rodas como o conhecemos em Breaking Bad. O primeiro a socorrer Salamanca é seu pior inimigo, Gus Fring.  Em outro episódio, Gus já havia confessado a Mike (Jonathan Banks) que uma morte rápida para Salamanca era algo muito humano, ele deveria sofrer antes de ver seu império cair.

salamanca vs fring

Salamanca vs Fring

Nacho

Nacho (Michael Mando) foi um personagem brilhante, braço direito de Salamanca, ele já demonstrava estar de saco cheio do patrão. Salamanca invejava o negócio de Gus que estava dando certo e queria a todo custo ser melhor que seu rival, ele viu na tapeçaria do pai de Nacho uma maneira de conseguir ultrapassar Gus e voltar a ser o queridinho de Don Eladio, já que o negócio com os sorvetes, Mike havia dado fim.

salamanca-hard-attack

Eita cabrón!

Nacho sabia que seu pai, um homem de bem, não aceitaria se sujeitar ao crime e Salamanca não aceita ser contrariado, então a vida de seu pai correria perigo. O único jeito seria matar Salamanca, para poupar a vida de seu pai.  Nacho foi forçado a agir e executou um plano muito bem elaborado, trocando o remédio de Salamanca, ocasionando a cena mais esperada por todos.

pai-de-nacho

Nacho apresenta Salamanca para seu Pai

Better Call Saul encerra seu terceiro ano com uma trama muito bem construída, personagens bem desenvolvidos e carismáticos, excelentes atuações e cenas memoráveis. Better Call Saul provou ter bagagem tão boa quanto a sua série mãe Breaking Bad.

E para a alegria de nós fãs, foi confirmada a 4ª temporada de Better Call Saul na Netflix. Teremos mais 10 episódios em 2018.

Jimmy aplauses

Simone Rocateli

Formada em Letras, redatora e revisora freelancer, 30 anos. Amo livros, séries, filmes e boa música. Sonhadora e apaixonada por aquilo que faz, escrever.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Digite o que deseja e aperte enter para pesquisar.