Menu
Livros

7 Distopias literárias que você deve ler

O futuro é incerto e pode se tornar sombrio, pelo menos é dessa maneira que os autores de distopias descrevem o mundo em suas obras: um cenário pós-apocalíptico onde reina a lei dos mais fortes.

Mas o que é Distopia?

Distopia é uma filosofia que critica as convenções sociais e o controle opressor do sistema, como corrupção e regras abusivas em nome do bem estar coletivo. Na literatura, a distopia se caracteriza nas sociedades controladas por um governo opressivo e totalitário que sustenta uma falsa ideia de felicidade e perfeição, levando a sociedade a se tornar alienada. Geralmente se passa em um futuro próximo, semelhante à sociedade atual.

Pode-se dizer que distopia é o oposto da utopia, termo criado por Thomas Moore, que se caracteriza em uma sociedade ideal, sem fome ou guerra.

As distopias literárias nos mostram uma sociedade com valores morais corrompidos e aterrorizantes que revelam um futuro pessimista para a humanidade. Selecionei 7 obras do gênero, que são valiosas críticas para se pensar sobre a sociedade em que vivemos.

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley (1931)

admiravel mundo novoEm 634 d.F. (depois de Ford) as pessoas são criadas em laboratórios e ocupam funções pré-determinados na sociedade. Repressão e uso da violência são desnecessários porque todos se sentem felizes com a função que exercem. Família, monogamia e pensamento criativo são crimes, desejos que são reprimidos com o consumo de uma droga sem efeitos colaterais.

No meio desse cenário, Bernard Marx não se sente feliz e após visitar a Reserva Selvagem, onde a vida antiga ainda existe, finalmente encontra a possibilidade de cura na figura do selvagem John. O livro foi adapato ao cinema em duas ocasiões: Brave New World (1980), dirigido por Burt Brinckerhoff e Brave New World (1998), dirigido por Leslie Libman e Larry Williams. |Compre na AMAZON

A Revolução dos Bichos – George Orwell (1945)

A revolucao dos bichosOs animais de uma fazenda resolvem se rebelar contra a exploração que sofrem dos seres humanos. Assim, decidem criar uma sociedade utópica que é liderada por um grupo de porcos, mas acabam por reproduzir os mesmos comportamentos corruptos e totalitários que eram típicos dos homens. O livro teve uma adaptação para o cinema em 1954, dirigido por John Halas e Joy Batchelor.

|Compre na AMAZON

1984 – George Orwell (1949)

1984Esse clássico da literatura distópica, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano de 1984. O regime é representado pela figura do Grande Irmão (Big Brother), que controla a todos através de câmeras ligadas 24 horas por dia e de uma intensa propaganda governamental. Winston Smith é funcionário do Departamento de Documentação, do Ministério da Verdade e responsável por perpetuar a propaganda do governo através da falsificação de documentos e livros.

Cada vez mais desiludido com sua condição, Smith inicia uma rebelião íntima contra o sistema, quando resolve se envolver com Júlia, funcionária do Departamento de Ficção. O livro foi adaptado para o cinema duas vezes, a primeira em 1956 dirigido por Michael Anderson e a segunda em 1984 dirigido por Michael Radford. |Compre na AMAZON

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury (1953)

Farenheit 451Nesse futuro os livros são proibidos, qualquer tipo de entretenimento é gerado pelo governo e a população é totalmente alienada. Guy Montag é um bombeiro, que é incumbido de queimar livros, ele conhece Clarisse McClellan, uma jovem questionadora que o estimula a repensar suas ideias e desperta nele a busca pelo conhecimento e pela cultura.

Uma escolha arriscada em um mundo onde as pessoas não se importam com os outros, mantendo apenas relações superficiais. O livro teve uma adaptação para o cinema em 1966 dirigido por François Truffaut.

|Compre na AMAZON

Laranja Mecânica – Anthony Burgess (1962)

Laranja MecanicaEm um futuro próximo, a sociedade inglesa tem uma cultura de violência juvenil exacerbada, reprimida de forma igualmente agressiva por um governo totalitário. Alex é um adolescente sociopata, inteligente, amante de música clássica e líder de uma gangue que sai pela Inglaterra cometendo uma séria de atrocidades.

Narrado em primeira pessoa, ele conta suas façanhas violentas e suas experiências com autoridades estaduais que tentam reformá-lo com o uso de um método de condicionamento mental e moral. Em 1971, o livro teve sua adaptação para o cinema dirigido por Stanley Kubrick. |Compre na AMAZON

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?- Philip K. Dick (1968)

blade runnerEm uma terra devastada por uma guerra nuclear, Rick Deckard é um caçador de recompensas em um mundo onde quase todas as espécies foram extintas. Ao contrário da maioria da população que emigrou para as colônias interplanetárias, ele permaneceu em uma São Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro.

Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. O livro serviu de inspiração para o filme Blade Runner com direção de Ridley Scott.

|Compre na AMAZON

Neuromancer – William Gibson (1984)

NeuromancerEm uma terra totalmente dominada pela tecnologia, Henry Case é um ex-hacker que, após uma tentativa frustrada de roubar seus patrões é envenenado com uma microtoxina, que danifica seu sistema neural e o impossibilita de exercer a profissão. Após sua peregrinação por clínicas clandestinas, Case se entrega às drogas e aos remédios e é encontrado por Molly Millions que lhe oferece uma chance de restauração do seu sistema nervoso e sua religação à Matrix.|Compre na AMAZON

Ficou faltando algum livro na lista? Deixe seu comentário e compartilhe sua ideia.

Beijos!

 

 

 

 

16 Comentários

  • Diovana Vargas
    12 de setembro de 2017 às 14:30

    Sou louca por distopia, quero muito ler os cinco primeiros, ia citar um por um, mas são muitos hahaah não li os últimos dois, mas confesso fiquei bem interessa e já vou adicionar lá no skoob <3

    PINGUIM TAGARELA

    Responder
    • Simone Rocateli
      13 de setembro de 2017 às 01:07

      Distopia também está entre minhas leituras preferidas, é muito louco a criatividade desses caras!

      Responder
  • Gabi
    13 de setembro de 2017 às 00:23

    Nossa, acredito que quase todos destes livros foram indicados para nós ler no curso de Publicidade e Propaganda! Admirável Mundo Novo é uma leitura incrível e mudou muito a minha opinião sob a sociedade. Laranja Mecânica e 1984 também são obras na minha lista. Beijão 🙂

    Responder
    • Simone Rocateli
      13 de setembro de 2017 às 01:10

      São obras atemporais não é mesmo, foram escritas anos atrás mas são tão atuais!
      Legal saber que em outros cursos indicam leituras boas assim
      Beijo!

      Responder
  • Sabrina Matos Sampaio
    13 de setembro de 2017 às 12:16

    Acho que o mais famoso desses é o Laranja Mecânica mas que ainda não assisti e nem li mas tenho vontade. Achei muito interessante também o admirável mundo novo.
    Agenda Aleatória

    Responder
    • Simone Rocateli
      13 de setembro de 2017 às 20:57

      Bem legais né! Você não vai se arrepender 😉

      Responder
  • Paulo Faria
    13 de setembro de 2017 às 13:19

    Adorei a lista, mas só li os livros do grande George Orwell. O meu preferido é A Revolução dos Bichos, li recentemente e é tão actual, num mundo que está regredindo nas conquistas democráticas, infelizmente. As alusões ao totalitarismo e às ditaduras através de metáforas , bem como a construção da crítica social através de uma fábula, é de génio 🙂 O Laranja Mecânica só vi o filme, mas nunca li o livro. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog 🙂

    Bitaites de um Madeirense

    Responder
    • Simone Rocateli
      13 de setembro de 2017 às 20:56

      Obrigada Paulo! Tem livros tão antigos que conseguem ser tão atuais, só gênio mesmo pra conseguir.

      Responder
  • Erika Monteiro
    14 de setembro de 2017 às 13:57

    Oi Simone, tudo bem? É um gênero bem interessante e nos leva a pensar bastante sobre a sociedade em que vivemos. Da sua lista conheço Laranja mecânica e A revolução dos bichos. Apesar da história de alguns ser antiga acredito que o tema é bem atual. Já anotei as outras dicas para ler em breve. Beijos, Érika =^.^=

    Responder
  • Carolina Rabêlo
    14 de setembro de 2017 às 16:29

    Laranja Mecânica é um clássico! Esses são livros que podem ter 100 anos, mas que sempre irão remeter a uma história atual. Adorei conhecer as sinopses das outras obras! Beijo ♥

    Responder
  • Andrya
    20 de setembro de 2017 às 19:06

    Gosto muito de distopia, mas amo as recentes tipo a seleção, jogos vorazes e ate divergente. Amo as lições que eles trazem e um pouco do que ja vivemos. Da lista ja ouvi falar da revolução dos animais. Gosto muito tbm ?

    Responder
    • Andrya
      20 de setembro de 2017 às 19:07

      *revolução dos bichos

      Responder
  • Mari de Castro
    21 de setembro de 2017 às 01:35

    Dentre esses que você citou o único que eu conheço é o laranja mecânica, fiquei curiosa por ler, A revolução dos bichos e Admirável mundo novo, não tinha ouvido falar neste termo Distopia e agradeço por compartilhar é sempre bom ter novos conhecimentos, obras antigas mas com assunto ainda recorrente em nossa sociedade, abraços.

    Responder
  • Viviane
    22 de setembro de 2017 às 04:17

    Você acredita que eu nunca li uma distopia? Tem livros ai que quero ler a bastante tempo e ainda não tive a oportunidade..

    Beijos!

    Responder
  • Larissa Zorzenone
    22 de setembro de 2017 às 19:37

    Eu amo distopia, mas não li nenhuma dessa lista. Tenho Laranja mecânica no Kindle e acho que vou ler ainda esse ano. Admirável mundo novo é a que mais tenho interesse em ler.

    Vidas em Preto e Branco

    Responder
  • Monique Fonseca
    26 de setembro de 2017 às 10:39

    Eu li os três primeiros e adoro farhenreit e 1984 só li admirável mundo novo porque sou fã da Pitty e a música “Admirável chip novo” é inspirado nesse livro,mas não gostei muito não.
    Gostei do post vou dar uma olhada nos outros livros.

    Responder

Deixe um comentário